3 de dezembro de 2015

Pentecostes


Em atos capítulo 2 está registrado um dos acontecimentos mais importante da história da Igreja de Deus.   A decida do Espírito Santo sobre os discípulos no cenáculo foi a capacitação da igreja para a importante obra que ela tinha pela frente.

A igreja era formada por pessoas simples, sem muita instrução e que recebeu uma missão que aos olhos humano era impossível àquelas pessoas realizarem.
Como aqueles discípulos poderiam levar a mensagem de Jesus Cristo a todo o mundo se mal sabiam falar o seu idioma? Se o mais capacitado dos discípulos de Jesus havia traído ao Seu Mestre e logo em seguida se suicidado?
Mas antes de dar a Sua vida na cruz em favor de muitos, Jesus Cristo havia prometido aos Seus discípulos que não deixaria a eles sozinhos.  Em João 14:18 temos a promessa dEle de que não os deixariam órfãos.
Um pouco antes de acender ao Céu Jesus repetiu a promessa e orientou para que eles permanecessem em Jerusalém e esperassem a promessa.  Atos 1:14 diz que eles assim o fizeram, mas, o texto diz que eles fizeram isto de uma forma ativa ao invés de passiva.  Perseveraram em oração e procuraram consertar a vida que até aquele momento levaram. Os discípulos durante os três anos e meio em que estiveram com Jesus não conseguiram entender a verdadeira missão de Cristo. Brigavam entre si por posição e poder. Conta-nos a Bíblia que em certa ocasião dois irmãos, que eram primos de Jesus, pediram para se sentar um a direita e outro a esquerda de Cristo no Seu reino.  Depois a própria mãe veio fazer o pedido em nome dos filhos.  Este era um pedido ousado, já que este pedido na verdade era para serem os mais importantes. Assim que funcionava na cultura judaica. 
Os discípulos tiveram que mudar, deixar que o Espírito Santo transformasse o caráter deles.  Sim, precisamos permitir que o Espírito Santo nos transforme hoje para que quando Ele venha de maneira espetacular outra vez possamos está prontos para recebê-Lo. Os discípulos fizeram isto e o resultado foi fantástico. A decida do Espírito Santo no dia de pentecostes capacitou a igreja recém criada para cumprir a missão a ela confiada. Em pouco mais de 30anos a igreja saiu de 120 discípulos para mais de 6 milhões, um crescimento sem igual.  Deus deseja finalizar a Sua mensagem e para isto precisa derramar o Seu Espírito Santo de igual forma e ainda mais. Um poder sem igual está a disposição de nós se entregarmos nossa vida sem reserva ao Espírito de Deus.

Nenhum comentário: