27 de dezembro de 2015

A Besta que Emerge do Mar: Um estudo de Apocalipse 13. 1°Parte

"E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia." Apocalipse 13:1
Hoje quero estudar com você a primeira parte do capitulo 13 de Apocalipse.  Aqui está descrito um importante símbolo do livro:  a besta que sobe do mar.
O que significa este símbolo? Como interpretar? O que representa? Estas e outras questões analisaremos neste artigo.
A primeira e mais importante regra de interpretação profética é a regra de que a Bíblia interpreta a si mesma.  Por isso, seguiremos este princípio.
Para começarmos, portanto, este estudo precisamos saber o que significa besta em profecia bíblica.  Para isto precisamos encontrar na Bíblia uma passagem que explique isto. E encontramos esta passagem no livro de Daniel, aliás, os livros de Apocalipse e Daniel se completam e devem ser estudados juntos, a passagem é Daniel 7:23
"Disse assim: O quarto animal será o quarto reino na terra, o qual será diferente de todos os reinos; e devorará toda a terra, e a pisará aos pés, e a fará em pedaços."
Como sabemos besta é um animal, e segundo a passagem de Daniel significa que ela está falando de um reino, um poder.
Agora que sabemos que a besta é um poder ou reino, precisamos identificar que poder é este.  Vamos examinar outros símbolos da profecia de Apocalipse 13.
Esta besta sobe do mar, segundo a profecia bíblia água é símbolo de povos, multidões, nações e línguas. Portanto, este reino ou poder deveria surgir de um lugar densamente povoado.
Outra característica deste poder é que tem sete cabeças.  O que significa estas cabeças? Segundo Apocalipse 17:9 -10 estas cabeças representam reis ou reinos, veja:
"Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo."
Que reinos elas representam?
Se observamos todo o capítulo13 de Apocalipse veremos que este poder ou reino é perseguidor do povo de Deus.  Estamos então procurando poderes ou reinos que ao longo da história perseguiram o povo de Deus. Veja a analogia: o texto diz a respeito dos reis que "cinco caíram, um existe e outro ainda não é vindo" partindo do ponto de vista do profeta João a quem é dado a visão veremos que antes de seu tempo cinco reinos existiram e perseguiram o povo de Deus.  A história diz que o primeiro destes poderes foi o Egito que escravizou os hebreus por cerca de 400 anos.  Seguindo a história encontraremos a Assíria que exterminou com as dez tribos do Norte.  Depois temos a Babilônia que levou em cativeiro a Judá e destruiu a capital Jerusalém, logo em seguida vem o reino da Média - Pérsia que conquistou a Babilônia e dominou sobre os cativos judeus. Grécia é o quinto reino que derrotou o império medo-persa e também escravizou o povo de Deus.  Na época em que o Apocalipse foi dado a João na ilha de Patmos era o império romano que governava o mundo e cerca de trinta anos antes havia destruído Jerusalém e perseguia os cristãos do reino e por causa desta perseguição é que o velho apóstolo estava aprisionado naquela inóspita ilha. Segundo a profecia outro reino deveria surgir depois deste e se fizermos uma comparação entre Apocalipse 13 e Daniel 7 veremos semelhanças incríveis.  Veja por exemplo o fato de em Daniel 7 os quatro animais representarem reinos que já mencionamos neste estudo. Algumas das características da Besta é semelhante aos animais de Daniel 7. Veja a tabela abaixo:
1ª Besta de Apocalipse 13
A Visão de Daniel 7
Semelhante ao leopardo, verso 2
Leopardo: o terceiro animal, verso 6
Pés como de urso, verso 2
Urso: o segundo animal, verso 5
Boca como de leão, verso 2
Leão: o primeiro animal, verso 4
Com dez chifres, verso 1
Quarto animal possui de início dez chifres, verso 7
Com sete cabeças, verso 1
O total de cabeças dos quatros animais, versos 4-7
Boca que profere blasfêmias, verso 5
Chifre pequeno: boca que fala blasfêmias, verso 25
Age por 42meses, verso 5
Chifre pequeno: age por três tempos e meio, verso 25
Combate os santos e os vence, verso 7
Chifre pequeno: combate os santos e os vence, verso 21

Nem todos os aspectos de Daniel 7 estão presentes em Apocalipse 13, isto porque Apocalipse tem como objetivo ampliar as profecias de Daniel.
Concluímos com isto que a besta de Apocalipse 13 que surge do mar tanto é o sexto reino, quanto é o sétimo reino que surgiria sobre a terra. De que forma chegamos a esta conclusão:
Em Daniel sete logo após o quarto animal, aqui chamado de terrível e espantoso, surge um outro reino poderoso identificado no chifre pequeno, veja que as características do chifre pequeno são as mesmas da Besta de Apocalipse 13:
Quarto Animal + chifre pequeno (Daniel 7)
Besta do Mar (Apocalipse 13)
Olhos como de homem                               7:08
Número de homem                                   13:18
Boca que falava insolências                        7:08
Boca que profere arrogâncias e blasfêmias     13:05
Tirar o domínio e destruir                           7:26
Ferida Mortal                                             13:03
Fazia guerra aos santos                               7:21
Pelejaria contra os santos                           13:07
Palavras contra o Altíssimo                        7:25
Blasfêmias contra Deus                              13:06
Mudaria os tempos e a Lei                         7:25
Difamar o tabernáculo                                13:06
Magoaria os Santos                                     7:25
Pelejaria contra os Santos                          13:07
Perseguiria por 1260 anos                          7:25
Autoridade para agir 42 meses                      13:05

Seguindo esta linha de raciocínio, temos a sequência de impérios perseguidores do povo de Deus: Egito; Assíria; Babilônia; Media-Pérsia; Grécia; Roma; um total de seis e quem é o sétimo poder a surgir na história mundial. Um apenas preenche este lugar — ROMA PAPAL

Continuaremos...

Nenhum comentário: