3 de dezembro de 2015

Apocalipse 1


"1 - REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;"
Como a primeira palavra do livro diz, este livro é uma revelação e não um mistério como afirma alguns. A palavra grega aqui é apocalipsis que traduzida significa revelação. Uma coisa revelada não pode ser mistério, é algo que podemos entender. O último livro das Sagradas Escrituras é portanto, uma obra Divina revelando o plano eterno dEle para a humanidade caída.
Surge então a pregunta: Revelação de quem? O próprio texto responde: de Jesus Cristo.
Aqui no primeiro verso de Apocalipse vemos o processo pelo qual o livro chegou até nós. Deus deu a Seu Filho Jesus Cristo. Entendemos que Deus aqui se refira a primeira pessoa da Trindade a qual chamamos de Pai. Portando, foi o Pai que deu o apocalipse. As revelações ali contidas vieram diretamente de Deus Pai. Ele então as entrega a seu Filho, aqui claramente identificado pelo Nome, Nome este que segundo Filipenses 2:9 está acima de todos os nomes e pelo qual em breve ao ser ouvido todo o joelho se dobrará e toda a língua confessará que é Senhor, Jesus Cristo.
Em seguida vemos que, Jesus entrega esta Revelação a Seu anjo. Para identificarmos este anjo precisamos ver na Bíblia quem é o anjo normalmente encarregado por Deus para trazer importantes mensagens aos habitantes da Terra. No livro profético de Daniel, encontramos várias referências a um anjo especifico, sempre que Daniel estava em dúvidas ou perturbado com alguma coisa ou visão que recebia o anjo chamado Gabriel vinha ao seu encontro para lhe fazer entender. Passagens como: Daniel 8:16; 9:21;. Há também aparições deste mesmo anjos em momentos importantes da história humana como os nascimentos de João Batista e do próprio Senhor Jesus Cristo. Lucas 1:19, 26. Daí entendermos que para uma ocasião tão importante quanto esta, em que Deus há de levantar as cortinas da história e revelar ao Seu povo acontecimentos futuros tão decisivos, outro anjo não seria enviado senão aquele que assiste diante da Majestade dos Céus, ou seja, Gabriel.
Gabriel então leva a mensagem a uma pessoa especial, João. Este João é o discípulo de Jesus. Aquele que fazia parte dos 12 que andaram com Jesus durante seu ministério terrestre. O mesmo João que quando ao pé da cruz de nosso Senhor é incumbido pelo próprio Cristo de cuidar de sua mãe Maria enquanto ela vivesse. S. João 19:25-27. Ele que também é o autor do evangelho que leva o seu nome é identificado na passagem como o discípulo a quem Jesus amava, devido a íntima relação que tinha com Jesus, um relacionamento de comunhão. Completando a cadeia chegamos aos destinatários deste livro aqui identificados como “seus servos”.
"2 - O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto."
João mesmo deixa claro aqui neste verso quem ele é. Nas suas cartas ele também usa uma linguagem similar, veja: " O QUE era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da Palavra da vida". I João 1:1. Ele esclarece que ninguém contou para ele sobre Jesus, mas ele o conhecia pessoalmente, ele viu Jesus operar os seus milagres, viu Jesus sofrer no Getsêmani e no Gólgota e viu o Cristo ressurreto ascender aos Céus e ser recebido por anjos. Portanto, João era uma testemunha viva de quem era Jesus. Ele sabia que Jesus era o Deus eterno.
"3 - Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."
Esta é a primeira das sete bem-aventuranças que encontramos no livro do apocalipse. Aliás, sete (7) é um número importante dentro do apocalipse. Além das bem-aventuranças temos também: as sete igrejas, os sete espíritos, os sete candeeiros, as setes estrelas, sete anjos com sete trombetas, sete trovões, sete cabeças, sete coroas, sete diademas, sete pragas sete montes, sete reis. Este número na Bíblia indica plenitude. Bem-aventurado significa mais do que feliz, ou seja, a pessoa bem-aventurada goza de um estado de extrema felicidade. Esta primeira bem-aventurança é especifica para aqueles que não ignoram o livro do apocalipse e através da leitura, ou simplesmente em ouvir sobre o Apocalipse guardam seus ensinamentos. Deus sabia que muitos talvez não teriam como ler o livro mais poderiam ouvir e guardar por isto sua benção vai para eles também.
"4 - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;"
João então endereça o livro às sete igrejas da Ásia. Sobre estas igrejas estudaremos mais adiante em pormenores.
"5 - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,"
Aqui encontramos o personagem principal do livro do Apocalipse, Jesus Cristo. Aqui vemos alguns títulos de Jesus que encontraremos mais tarde no livro, principalmente nas cartas as igrejas. Ele é “a fiel Testemunha”, também é o “primogênito dos mortos”. Este títulos tem relação com a situação que o idoso profeta estava vivendo. Preso por causa de seu testemunho e ameaçado de morte ele se encontra com Jesus Cristo a fiel Testemunha e o Primogênito dos mortos.
"6 - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém."
Depois de ter a certeza de que não foi abandonado e que pelo sangue de Jesus teve seus pecados lavado por Seu sangue, João recebe a certeza que em Cristo ele não é um exilado profeta abandonado a própria sorte, mas que em Cristo ele, e também todo aquele que aceita o sacrifício expiatório de Jesus, se torna rei e sacerdote para Deus, aqui entendemos que seja Jesus, e Seu Pai, o Deus Pai primeira pessoa da Trindade.
"7 - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém."
Uma das certezas que o cristão pode ter é que Jesus Cristo voltará, este verso nos ensina como será este retorno. Cristo aparecerá segunda vez, porém, seus pés não tocaram nesta terra pecaminosa. Ele estará nas nuvens. Outra importante informação que temos é que sua segunda vinda será vista por todos os habitantes deste planeta, todos os seres humanos verão Jesus Cristo e ninguém precisará ser informado de sua volta. Jesus não virá de forma secreta como alguns afirmam. Ninguém será deixado para trás, ou subiremos com Cristo ou seremos mortos pelo resplendor de Sua volta. Uma coisa ou outra, não há uma terceira opção.
"8 - Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."
Jesus aqui se identifica mais uma vez como o Eterno Deus, para quem não existe começo ou fim, pois Ele é o começo de tudo e o fim é eterno. Todas as coisas começaram em Jesus e sem ele nada do que foi feito se fez.
"9 - Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo."
Aqui João faz uma breve apresentação de si mesmo, segundo a tradição o Apóstolo João foi o último dos discípulos a morrer e o único a morrer de forma natural. Ele estava preso em uma ilha chamada Patmos e ali foi parar depois de ser chamado a Roma por causa de sua fé pelo imperador romano Tito Flávio Domiciano. O já idoso discípulo foi injustamente condenado a morte, depois do depoimento de falsas testemunhas que deturparam as doutrinas apresentadas por João, e eles foi sentenciado a morrer sendo lançado dentro de uma caldeirão de óleo fervente. Milagrosamente Deus preservou sua vida e ele não sofreu dano algum, sendo diante disto levado para tal ilha, que funcionava como uma prisão dos chamados inimigos do imperador. A ideia era calar João e não mais deixar que sua influência alcançasse o povo. Isto aconteceu por volta do ano 95 ou 96 d.C.
"10 - Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,"
Alguns defensores do domingo tentam dizer que João foi arrebatado em visão neste dia, porém isto não é verdade. João era judeu e portanto o dia do Senhor para ele era o Sábado do sétimo dia. Também na Bíblia, nem no antigo e nem no novo Testamento, encontramos qualquer texto que autorize a mudança do dia do Senhor do Sábado para o Domingo. Estudaremos pormenorizadamente sobre este assunto mais a frente neste estudo, por ora basta saber que o dia do Senhor ao qual o discípulo se refere aqui, de acordo com a Bíblia é o Sábado do sétimo dia, instituído na criação do ser humano.
"11 - Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia."
Aqui João recebe a ordem de escrever aquilo que ele via e ouvia as sete igrejas da Ásia. Como já comentado anteriormente estudaremos sobre estas igreja mais adiante.
"12 - E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;" "13 - E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida" 14 - E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;", e cingido pelos peitos com um cinto de ouro. "15 - E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas." "16 - E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece." "17 - E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;"
Agora João em visão depara-se com a visão de um ser extraordinário, a visão diante dele é de tamanho impacto que João desfalece a um primeiro momento e a princípio parece como alguém que está morto. O ser que João ver, tem precedentes na Bíblia. Quando estudamos o livro do profeta Daniel, no capítulo 10, encontramos o profeta em uma situação semelhante. Veja:
"E levantei os meus olhos, e olhei, e eis um homem vestido de linho, e os seus lombos cingidos com ouro fino de Ufaz;" "E o seu corpo era como berilo, e o seu rosto parecia um relâmpago, e os seus olhos como tochas de fogo, e os seus braços e os seus pés brilhavam como bronze polido; e a voz das suas palavras era como a voz de uma multidão." "E só eu, Daniel, tive aquela visão. Os homens que estavam comigo não a viram; contudo caiu sobre eles um grande temor, e fugiram, escondendo-se." "Fiquei, pois, eu só, a contemplar esta grande visão, e não ficou força em mim; transmudou-se o meu semblante em corrupção, e não tive força alguma." "Contudo ouvi a voz das suas palavras; e, ouvindo o som das suas palavras, eu caí sobre o meu rosto num profundo sono, com o meu rosto em terra."  Daniel 10:5-9
Nos dois casos é fácil identificarmos a natureza deste ser Ele é Jesus Cristo, em Seu corpo glorificado. A majestade de Cristo é tamanha que o homem não consegue ficar diante dEle em pé, ambos os profetas, caem diante de Jesus prostrados, sem força alguma, parecendo sem vida.
"18 - E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno."
Ainda no verso 17 João é fortalecido com a certeza de que Aquele que diante dele está é o próprio Jesus que veio a ele trazer revelações importantes para a humanidade em todas as épocas.
 "19 - Escreve as coisas que tens visto, e as que são, e as que depois destas hão de acontecer;"
João mais uma vez recebe a ordem de escrever as coisas que está vendo, com o adendo de que deve escrever tudo, as que viu, as que está vendo e as que irá ver.
"20 - O mistério das sete estrelas, que viste na minha destra, e dos sete castiçais de ouro. As sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete castiçais, que viste, são as sete igrejas."
O livro do Apocalipse é um livro escrito em símbolos, provavelmente se tivesse sido escrito em linguagem clara já teria sido destruído há muito tempo. Sua simbologia é de fácil compreensão para aqueles que estudam a Bíblia de forma profunda e livre de preconceitos.  Existe uma chave para entendermos a profecia bíblica, e esta chave é a própria Bíblia. Para compreendermos a simbologia das profecias bíblicas, devemos deixar que a Bíblia nos dê a resposta. O verso 20 por exemplo esclarece ao estudante do apocalipse p significado de alguns símbolos proféticos já mencionados como se ver:
Estrelas= anjos
Castiçais/candeeiros= igreja

A medida que formos estudando o apocalipse veremos outros símbolos proféticos e procuraremos na Bíblia a resposta para entendermos o significado dos símbolos.

Nenhum comentário: