23 de dezembro de 2015

HOMEM SEGUNDO O CORAÇÃO DE DEUS


Na Bíblia encontramos uma passagem muito linda em 1 Reis 14:8. Deus envia o profeta Aías ao rei Jeroboão, que havia recebido o trono de Israel composto pelas dez tribos do Norte, este insistia em pecar abertamente contra o SENHOR Deus com a sua idolatria. Seu filho adoeceu e ele então resolve consultar o profeta de Deus que havia dito que ele seria rei sobre Israel. O profeta já estava bem idoso e por causa disto não podia ver com os olhos físico, mas, a sua visão espiritual era bem nítida e Deus através dele diz ao rei: “E rasguei o reino da casa de Davi, e o dei a ti, e tu não foste como o meu servo Davi, que guardou os meus mandamentos e que andou após mim com todo o seu coração para fazer somente o que era reto aos meus olhos. ”
Apesar da história de Jeroboão ser muito interessante e trazer grandes lições para todos nós hoje, quero me concentrar neste verso oito e extrair uma linda lição de Deus para nós.
Para entendermos esta passagem da Bíblia precisamos conhecer um pouco da história deste que foi um do grande rei da história de Israel, e quem sabe o maior em minha opinião. Davi foi ungido rei em sua juventude e escolhido por Deus para ser o novo rei de Israel no lugar de Saul, que por não obedecer às ordens de Deus e querer seguir somente os conselhos de sua consciência corrompida pelo pecado, foi rejeitado por Deus como rei de Seu povo. Davi foi um rei excelente, era um grande estadista, grande guerreiro, e muito carismático que conquistou o coração de seus súditos. Mas, Davi era um homem cheio de defeitos. No livro de 2 Samuel 11 é registrado dois dos episódios mais sórdidos e cruéis da história bíblica. Ali lemos que, Davi adulterou com uma mulher chamada Bate- Seba, esta era esposa de Urias um dos valentes de Davi, Urias estava em uma guerra lutando em nome do rei e este em seu palácio viu a mulher de Urias e mandou trazê-la e deitou-se com ela. Algum tempo se passou e ele mandou dizer ao rei que estava grávida, para evitar o escândalo do adultério e traição para com um de seu mais fieis soldado, Davi resolveu encobrir o seu erro com outro. Davi mandou buscar a Urias no campo de batalha e enviá-lo para casa, a ideia era Urias pensar que o filho era dele. Porém, este plano não deu certo. Urias, como soldado digno que era não aceitou ir para casa enquanto seus companheiros estavam no campo de batalha. O rei então o embebedou, achando que com os sentidos embotados ele cederia e iria para casa e seu plano então daria certo, ledo engano, mesmo bêbado Urias manteve os seus princípios. Davi então recorre ao pior de tudo que alguém poderia fazer. Através do próprio Urias enviou uma carta a Joabe, seu comandante e um homem sem nenhum caráter, onde mandava Joabe colocar Urias na frente da batalha em um ataque suicida contra a cidade que eles estavam sitiando. Joabe seguiu a ordem de seu rei e Urias foi assassinado e assim Davi ficou livre para tomar a Bate-Seba como sua mulher.
Sejamos sinceros, pode um homem que praticou tais crimes ser chamado de “home segundo o coração de Deus”?  Parece que Deus está se contradizendo e jogando por terra a Sua lei e Seu caráter. Mas, será que é isto mesmo?
Vejamos o que aconteceu com Davi após tudo o que ele fez: Através de seu profeta Natã, Deus mostrou a Davi que o que ele fez não havia passado despercebido. Natã contou para Davi a estória de um homem muito rico, que possuía muitas ovelhas e rebanhos, e havia recebido um visitante em sua casa e na hora de preparar a comida para oferecer ao visitante, mandou buscar a ovelhinha de seu vizinho, este era um homem pobre que só tinha aquela ovelha a qual tratava como uma mascote. Ao ouvir a estória Davi ficou muito indignado a tal ponto de na mesma hora dá a sentença de morte para o homem que tinha feito aquilo. Foi nesta hora que o profeta disse: você é este home rei. Davi ouviu a mensagem de Deus para ele e reconheceu que havia ido longe em seu pecado. Aceitou a sentença que ele próprio havia pronunciado sobre si declarou a justiça de Deus.
Aqui está o diferencial da vida de Davi. Ele tinha a humildade de reconhecer os seus erros e arrepender-se deles de todo o seu coração. Se lêssemos apenas esta passagem das Escrituras não entenderíamos o verso oito de 1 Reis 14, mas, quando lemos os Salmos 32 e 51 conseguimos compreender o porquê de Deus assim falar a respeito de Davi, “um homem segundo o Seu coração”. Ali vemos Davi confessando o seu pecado e pedindo a graça e a misericórdia de Deus em sua vida.
 “Bem-aventurado aquele cuja transgressão é perdoada, e cujo pecado é coberto. Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa maldade, e em cujo espírito não há engano. Quando eu guardei silêncio, envelheceram os meus ossos pelo meu bramido em todo o dia. Porque de dia e de noite a tua mão pesava sobre mim; o meu humor se tornou em sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha maldade não encobri. Dizia eu: Confessarei ao Senhor as minhas transgressões; e tu perdoaste a maldade do meu pecado." Salmos 32:1-5
“Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Lava-me completamente da minha iniquidade, e purifica-me do meu pecado. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está sempre diante de mim. Contra ti, contra ti somente pequei, e fiz o que é mal à tua vista, para que sejas justificado quando falares, e puro quando julgares. Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe. ” Salmos 51:1-5
Davi confessou seu pecado a Deus, ele verdadeiramente se arrependeu de ter ferido o coração de Deus. Veja o que ele pediu ao Senhor:
“Purifica-me com hissopo, e ficarei puro; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Faze-me ouvir júbilo e alegria, para que gozem os ossos que tu quebraste. Esconde a tua face dos meus pecados, e apaga todas as minhas iniquidades.  Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto. Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação, e sustém-me com um espírito voluntário. ” Salmos 51:7-12
E ainda: “Por isso, todo aquele que é santo orará a ti, a tempo de te poder achar; até no transbordar de muitas águas, estas não lhe chegarão. Tu és o lugar em que me escondo; tu me preservas da angústia; tu me cinges de alegres cantos de livramento. ” Salmos 32:6,7
Aqui estava o segredo da vida de Davi. Ele era um pecador como qualquer um de nós, mas sua vida descansava nAquele que tinha o poder de salvá-lo.

Deus quer fazer o mesmo por mim e por você, que tal seguir o exemplo de Davi e pedir a Deus que faça em nós o que fez em Davi? Deus abençoe você e lhe conceda o seu amor e a sua graça.

Nenhum comentário: