21 de fevereiro de 2016

Oremos por uma Vida mais Pura

POR SUA PALAVRA – “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no Seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração” (Sl 24:3, 4).
POR SEU ESPÍRITO – Os judeus eram tão meticulosos quanto à limpeza cerimonial que suas regras eram extremamente pesadas. Tinham o espírito preocupado com regras e restrições e o temor de contaminação exterior, e não percebiam a mancha que o egoísmo e a malícia comunicavam à alma. Jesus não menciona essa pureza cerimonial como uma das condições de entrar em Seu reino, mas indica a necessidade da pureza de coração. “A sabedoria que vem do alto é, primeiramente pura” (Tg 3:17). Na cidade de Deus não entrará coisa alguma que contamine. Todos quantos houverem de ser seus moradores hão de se ter tornado aqui puros de coração. A pessoa que está aprendendo de Jesus manifestará crescente desagrado pelas maneiras descuidadas, pela linguagem indecente e pensamentos vulgares. Quando Cristo habita no coração, haverá pureza e refinamento de ideias e maneiras.
DEFINIÇÃO DE PUREZA – As palavras de Jesus: “Bem-aventurados os limpos de coração” (Mt 5:8) têm um sentido mais profundo – não somente puros no sentido em que o mundo entende a pureza, livres do que é sensual, puros de concupiscências, mas fiéis nos íntimos desígnios e motivos da alma, isentos de orgulho e de interesse egoísta, humildes, abnegados, semelhantes a uma criança.
PUROS DE CORAÇÃO – Quando Cristo vier em Sua glória, os ímpios não poderão suportar contemplá-Lo. A luz de Sua presença, que é vida para os que O amam, é morte para eles, os maus. A expectativa de Sua vinda é para eles uma “expectação horrível de juízo e ardor de fogo” (Hb 10:27). Quando Ele aparecer, rogarão para ser escondidos da face dAquele que morreu para os redimir. Mas para os corações que foram purificados pela presença do Espírito Santo, tudo será diferente. Estes podem conhecer a Deus. Moisés estava oculto na fenda da rocha quando lhe foi revelada a glória do Senhor; e é quando nos encontramos escondidos em Cristo que contemplamos o amor de Deus.
UM NOVO OLHAR PARA O PAI – “O que ama a pureza do coração e tem graça nos seus lábios terá por seu amigo o Rei” (Pv 22:11). Pela fé, nós O contemplamos aqui no presente. Em nossa experiência diária, distinguimos Sua bondade e compaixão nas manifestações de Sua providência. Nós O reconhecemos no caráter de Seu Filho. O Espírito Santo toma a verdade concernente a Deus e Àquele a quem Ele enviou e a revela ao entendimento e ao coração. Os limpos de coração veem a Deus em uma nova e mais carinhosa relação, como seu Salvador; e, ao passo que Lhe distinguem a pureza e a beleza do caráter, anseiam refletir Sua imagem. Veem-nO como um Pai ansioso por abraçar um filho arrependido, e seu coração se enche de inexprimível alegria e de abundante glória.
PERCEPÇÃO ESPIRITUAL – Os limpos de coração percebem o Criador nas obras de Sua poderosa mão, nas belas coisas que enchem o Universo. Em Sua palavra escrita, leem em mais distintos traços a revelação de Sua misericórdia, Sua bondade e Sua graça. As verdades ocultas aos sábios e entendidos são reveladas às criancinhas. A beleza e preciosidade da verdade, não percebidas pelos sábios do mundo, estão sendo constantemente desdobradas aos que experimentam um confiante e infantil desejo de conhecer e cumprir a vontade de Deus. Discernimos a verdade quando nos tornamos, nós mesmos, participantes da natureza divina. Os puros de coração vivem como na visível presença de Deus durante o tempo que Ele lhes concede neste mundo. E também O verão face a face no estado futuro, imortal, assim como fazia Adão quando andava e falava com Deus no Éden. “Agora, vemos por espelho em enigma; mas, então, veremos face a face” (1Co 13:12).
O SÉTIMO MANDAMENTO – “Não adulterarás” (Êx 20:14). Este mandamento proíbe não somente atos de impureza, mas também pensamentos e desejos sensuais ou qualquer prática com a tendência de os excitar. A pureza é exigida não somente na vida exterior, mas nos intuitos e emoções secretos do coração. Cristo, que ensinou os deveres impostos pela lei de Deus em seu grande alcance, declarou que o mau pensamento ou o olhar é tão verdadeiramente pecado como o é um ato ilícito (Patriarcas e Profetas, p. 308).
ATMOSFERA DE PUREZA NO LAR – Todo lar cristão deve ter regulamentos; e os pais, em palavras e comportamento de um para com o outro, devem dar aos filhos um exemplo precioso e vivo do que desejam que eles sejam. A pureza da linguagem e a verdadeira cortesia cristã devem ser constantemente praticadas. Ensinem as crianças e os jovens a se respeitarem a si mesmos, a serem leais para com Deus, leais aos princípios; ensinem nos a respeitar e obedecer à lei de Deus. Esses princípios lhes regerão a vida e os guiarão em suas relações com os demais. Eles criarão uma atmosfera pura, cuja influência encorajará as almas débeis no caminho ascendente que conduz à santidade e ao Céu. Que cada lição eleve e enobreça o caráter, e os registros feitos nos livros do Céu serão de tal natureza que vocês não se envergonharão de contemplá-los no juízo (O Lar Adventista, p. 16).
ORAÇÃO – Oremos pelo derramamento do Espírito Santo e para que Deus nos purifique e nos capacite a viver em santidade.
INTERAGINDO 1.  O que o Senhor Jesus falou sobre ser puro de coração? 2.  Qual é a abrangência das palavras “bem aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”? 3.  De que maneira especial e diferente os puros de coração veem a Deus? 4.  Como um lar cristão deve ser conduzido com relação à pureza?
Com exceção dos dois últimos parágrafos,  os demais textos foram extraídos do livro  O Maior Discurso de Cristo, p. 24-27.

Nenhum comentário: