21 de fevereiro de 2016

Oremos por Mais Comunhão com Deus

POR SUA PALAVRA – “Buscar-Me-eis e Me achareis quando Me buscardes de todo o vosso coração” (Jr 29:13).
POR SEU ESPÍRITO – Do mesmo modo pelo qual vocês se tornaram filhos de Deus entregando-se a Ele e nEle crendo, assim também vocês devem nEle viver. Disse o apóstolo: “Como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nEle” (Cl 2:6). [...] Como a flor se volve para o Sol, para que os seus brilhantes raios a ajudem a desenvolver a beleza e simetria, assim devemos nós volver-nos para o Sol da justiça, a fim de que a luz do Céu incida sobre nós e nosso caráter seja desenvolvido à semelhança de Cristo.
“PERMANECEI EM MIM” – Jesus mesmo ensina isso quando diz: “Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em Mim. [...] Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:4, 5). Somos tão dependentes de Cristo para viver uma vida santa como o ramo é dependente do tronco para crescer e dar fruto. Separados dEle, não temos vida. Não temos poder algum para resistir à tentação ou crescer em graça e santidade. Permanecendo nEle, floresceremos. Derivando dEle a nossa vida, não murcharemos nem seremos estéreis. Seremos como árvore plantada junto a ribeiros de água. Jesus diz: “Sem Mim nada podeis fazer” (Jo 15:5). Nosso crescimento na graça, nossa felicidade, nossa utilidade – tudo depende de nossa união com Cristo. É pela comunhão com Ele, todo dia, toda hora – permanecendo nEle – que devemos crescer na graça. Ele
é não somente o Autor, mas também o Consumador de nossa fé. É Cristo primeiro, por último e sempre. Deve estar conosco, não só ao princípio e ao fim de nossa carreira, mas a cada passo do caminho. Disse Davi: “Tenho posto o Senhor continuamente diante de mim; por isso que Ele está à minha mão direita, nunca vacilarei” (Sl 16:8).
CONSAGRAÇÃO DIÁRIA – Consagre-se a Deus pela manhã; faça disso sua primeira tarefa. Que sua oração seja: “Toma-me, Senhor, para ser Teu inteiramente. Aos Teus pés deponho todos os meus projetos. Usa-me hoje em Teu serviço. Permanece comigo e permite que toda a minha obra se faça em Ti.” Essa é uma questão diária. Cada manhã consagre-se a Deus para esse dia. Submeta-Lhe todos os seus planos, para que se executem ou deixem de se executar conforme o indique Sua providência. Assim, dia a dia você poderá entregar às mãos de Deus a sua vida e, dessa forma, ela se amoldará mais e mais conforme a vida de Cristo.
DEUS SE REVELA PELA NATUREZA – Muitas são as maneiras pelas quais Deus procura revelar-Se a nós e colocar-nos em comunhão com Ele. A natureza fala sem cessar aos nossos sentidos. O coração aberto é impressionado com o amor e a glória de Deus manifestados nas obras de Suas mãos. O ouvido atento ouve e compreende as comunicações de Deus pelos objetos da natureza. Os verdejantes campos, as árvores altaneiras, os botões e as flores, a nuvem que passa, a chuva, o rumorejante regato, as glórias do firmamento, tudo nos fala ao coração, convidando-nos a familiarizar-nos com Aquele que criou a todos.
POR SUAS PROVIDÊNCIAS – Deus nos fala por meio de Suas operações providenciais e pela infl uência de Seu Espírito sobre o coração. Em nossas circunstâncias e em nosso ambiente, nas mudanças que diariamente se realizam ao nosso redor, podemos encontrar preciosas lições, se nosso coração estiver aberto para discerni-las. O salmista, narrando a obra da providência de Deus, escreveu: “A Terra está cheia da bondade do Senhor” (Sl 33:5). “Quem é sábio atente para essas coisas e considere as misericórdias do Senhor” (Sl 107:43).
PELA BÍBLIA – Deus também nos fala por Sua Palavra. Nela temos em linhas mais claras a revelação de Seu caráter, de Seu procedimento com os homens e da grande obra de redenção. Nela está aberta perante nós a história de patriarcas e profetas e outros homens santos da antiguidade. Eram homens semelhantes a nós, sujeitos “aos mesmos sentimentos” (Tg 5:17). Vemos como lutavam com abatimentos iguais aos nossos, como caíam sob tentações como também nós o temos feito e, contudo, de novo se animavam e venciam pela graça de Deus; e, considerando esses exemplos, ficamos animados para conseguir a vitória em nossas lutas.
ESTUDANDO A REDENÇÃO – O tema da redenção é o tema que os próprios anjos desejam examinar; será a ciência e o cântico dos remidos através dos séculos da eternidade. Não seria ele digno de atenta consideração e estudo agora? A infi nita misericórdia e amor de Jesus, o sacrifício feito por Ele em nosso favor, demandam a mais séria e solene refl exão. Devemos demorar o pensamento no caráter de nosso amado Redentor e Intercessor. Devemos meditar na missão dAquele que veio salvar Seu povo, dos seus pecados. Ao contemplarmos assim os temas celestiais, nossa fé e amor se fortalecerão, e nossas orações serão cada vez mais aceitáveis a Deus, porque a elas se misturarão cada vez mais a fé e o amor.
ORAÇÃO – Oremos pelo derramamento do Espírito Santo e para que o Senhor nos capacite a ter uma vida de intensa e fervorosa comunhão.
INTERAGINDO 1.  Como podemos estar em Cristo e nEle permanecer? 2.  Por que precisamos nos consagrar a Deus pela manhã, a cada dia? 3.  O que a revelação de Deus na natureza, em Sua providência e em Sua Palavra signifi cam para nossa ligação com Ele? 4.  Por que é tão importante para nossa vida espiritual meditar no tema da redenção de Cristo em favor da humanidade?
Textos extraídos do livro Caminho a Cristo, p. 52, 68-70, 75, 87-89

Nenhum comentário: