21 de fevereiro de 2016

Oremos Para Usar Melhor Nossos Dons

POR SUA PALAVRA – “A respeito dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes. Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo.  E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos. “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso. Porque a um é dada, mediante o Espírito, a palavra da sabedoria; e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento; a outro, no mesmo Espírito, a fé; e a outro, no mesmo Espírito, dons de curar; a outro, operações de milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a um, variedade de línguas; e a outro, capacidade para interpretá-las. Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas coisas, distribuindo-as, como Lhe apraz, a cada um, individualmente. “Porque, assim como o corpo é um e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, constituem um só corpo, assim também com respeito a Cristo” (1Co 12:1-12).
POR SEU ESPÍRITO – Um homem não é convertido antes de nascer em seu coração o desejo de tornar conhecido a outros que precioso Amigo encontrou em Jesus; a verdade santificadora e salvadora não pode ser encerrada em seu coração. O Espírito de Cristo iluminando a alma é representado pela luz que dispersa toda a escuridão; é comparada ao sal por causa de suas qualidades preservadoras; e ao fermento, que secretamente exerce seu poder transformador (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 318, 319).
VARIEDADE DE DONS – Em todas as disposições do Senhor, não existe nada mais belo do que Seu plano de dar aos homens e às mulheres uma diversidade de dons. A igreja é Seu jardim, adornado de uma variedade de árvores, plantas e flores. Ele não espera que o hissopo atinja as proporções do cedro, nem a oliveira a altura da majestosa palmeira. Muitos têm recebido apenas um limitado preparo religioso e intelectual, mas Deus tem uma obra para esta classe de pessoas, se elas trabalharem com humildade, confiando nEle (Evangelismo, p. 98 e 99).
UNIDADE NA DIVERSIDADE – Dons diferentes são concedidos a pessoas diferentes, para que os obreiros sintam sua necessidade uns dos outros. Deus concede esses dons, e eles são utilizados em Seu serviço, não para glorificar o possuidor, nem para enaltecer o homem, mas para exaltar o Redentor do mundo. Devem ser usados para o bem de toda a humanidade, pelo fato de representarem a verdade e não por comprovarem uma falsidade. [...] Em toda palavra e ação se manifestarão bondade e amor; e, quando cada obreiro ocupar fielmente o lugar que lhe é designado, a oração de Cristo em favor da unidade de Seus seguidores será atendida, e o mundo conhecerá que esses são Seus discípulos (Signs of the Times, 15 de março de 1910).
OS DONS ESPIRITUAIS – A toda pessoa é atribuído algum dom ou talento pe culiar que deve ser usado para fazer avançar o reino do Redentor. Todos os agentes responsáveis de Deus, do mais humilde e mais obscuro àqueles em elevadas posições na igreja, são responsabilizados pelos bens do Senhor. Não é só o pastor que pode trabalhar pela salvação de almas. Aqueles que têm os menores dons não são dispensados de empregar os melhores dons que têm; e, fazendo assim, seus talentos serão aumentados. Não é seguro ser leviano com responsabilidades morais, nem desprezar “o dia das coisas pequenas” (Zc 4:10). A providência de Deus proporciona Seus dons segundo as variadas habilidades do povo. Ninguém deve lamentar por não poder glorificar a Deus com talentos que nunca possuiu, e pelos quais não é responsável (Testemunhos Para a Igreja, v. 4, p. 618).
UTILIZANDO OS DONS – Há o perigo de que os ministros, de que os presidentes das associações, assumam responsabilidades demais sobre si mesmos e manifestem pouca confiança nas pessoas. O povo deve ser educado de tal maneira que examine as Escrituras por si mesmo. O Espírito Santo deve atuar para moldar cada homem à semelhança de Cristo. Os homens têm cometido grande erro ao não considerar que Deus trabalha por meio de Sua igreja. Os pastores devem dar amplo encorajamento aos membros individuais da igreja e àqueles a quem Deus escolheu para realizar um trabalho especial no amadurecimento de planos bem considerados para a salvação das almas que estão em erro  (Manuscript Releases, v. 9, p. 146). Cada membro deveria ser instruído para realizar a obra para a qual está mais bem adaptado. Sábado após sábado muitos de vocês ouvem a voz do pregador ao vivo, mas quantos sentem a necessidade de aplicar a verdade à vida prática? Quantos compreendem que a luz lhes é dada a fim de que que a possam refletir sobre os outros? Há uma grande necessidade de que as pessoas sejam educadas para poderem tomar parte na obra que lhes foi apontada; mas a instrução aos membros da igreja foi negligenciada. Se o ministro instruísse o povo, poderia ter um exército para ajudá-lo a difundir a luz quando ocorre uma crise na obra. Cada membro da igreja deve realizar a obra para a qual é mais bem adaptado, e a obra deve ser disposta de tal forma que cada aspecto avance harmoniosamente e a prosperidade de uma igreja ativa seja manifesta no interesse vital que se propaga entre aqueles que depositam suas energias na causa de Cristo (The Home Missionary, 1º de setembro de 1892).
ORAÇÃO – Oremos pelo derramamento do Espírito Santo e para que Ele nos ajude a utilizar os dons que Deus nos concedeu para servir à igreja e às pessoas a serem alcançadas para Cristo.
INTERAGINDO 1. Para que Deus concede dons a Seus filhos? 2.  Como podemos empregar a diversidade de dons existentes na igreja e, ao mesmo tempo, manter a unidade? 3.  Se todos recebemos algum dom, temos desculpas para não utilizar os dons que temos? Explique com mais detalhes. 4.  Qual é a sua decisão depois de meditar neste tema?

Nenhum comentário: