1 de janeiro de 2016

O pedido mais sábio de uma breve existência



Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira para que
alcancemos coração sábio.- Salmo 90:13
Nosso texto de hoje faz parte do mais antigo dos salmos.Foi escrito por Moisés.Nele,o autor reconhece a brevidade da vida do homem finito em contraste com a eternidade de Deus .Quando leio este verso vem a minha mente o relato sagrado acerca da longevidade do homem antes do Dilúvio.Certamente os efeitos longevos da árvore da vida deve ter contribuído . A mais longa duração de vida foi a de Matusalém que viveu 969 anos ,mas isto ,segundo escreveu o salmista ,era apenas um dia para Deus. Mas foi a partir do Dilúvio que se percebe que a existência humana passou a ter prazo de validade . O salmista bem o expressou quando outrora cantou : Que os dias de nossa vida chegam a setenta anos e o que passa disso é canseira e enfado . Na oração do salmista ,somos inspirados a usar sabiamente o curto tempo de que dispomos.
O ano de 2016 ,como ano 2015,passará bem depressa e também entrará para a História.Será um ano marcado por grandes acontecimentos,grandes alegrias,grandes tragédias,grandes momentos,grandes emoções ,grandes realizações ,grandes decepções e porque não dizer ,um ano mais próximo do maior acontecimento da História -A Volta de Jesus. No momento em que escrevo esta reflexão ,nas primeiras horas de mais um dia e de mais um ano meu coração se enche de gratidão por um dia ,que como um presente me é entregue . A oração do salmista bem expressa a importância do tempo ,do qual certamente ,um dia ,teremos que dar conta .Se existe algo que Deus concedeu a todos igualmente é o tempo .A oração do salmista em face desta incontestável realidade ,inspira-nos a usar sabiamente o curto tempo de que dispomos.E de que maneira ? Utilizando cada momento da nossa vida como um preparo para a eternidade..Penso ser esta a mensagem central deste Salmo. Gosto de refletir na sabedoria deste antigo poema :Deus pede estrita conta do meu tempo/E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta./Mas, como dar, sem tempo, tanta conta.Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?( Do Poema Conta e Tempo-Frei Antônio das Chagas Séc.VII)
A vida é um presente e nesta história do pecado é muito curta e o Senhor espera que passemos por este breve existir valorizando cada segundo do tempo que nos é dado.
Que neste dia que amanhece para a sua vida ,você possa refletir nesta oração.Isto significará ,sem dúvida ter alcançado um coração sábio. E parafraseando o que versejou um outro poeta e pensador ,Francisco Otaviano,concluo : Este passou pela vida ...e viveu.
Por Pastor Joe Luís de Barros Nascimento

Nenhum comentário: