24 de abril de 2016

Do Sábado para o Domingo


Na Bíblia encontramos oito versos que mencionam o primeiro dia da semana, e em nenhum deles encontramos uma mudança do dia de guarda. Se você quiser conferir para ver se estou falando a verdade veja na Bíblia: 
Mateus 28:1; Marcos 16:1, 9; Lucas 24:1; João 20:1, 19; Atos 20:7; I Coríntios 16:2.
Nenhum desses versos diz que o domingo é um dia de comemorar a
ressurreição de Jesus.  Aliás, na Bíblia o símbolo da ressurreição de Jesus Cristo é o Batismo. (Ver Romanos 6:3-8)
Em 2 Tessalonicensses 2:3, 4 e Daniel 8:12, podemos ler que pouco antes da volta de Jesus a verdade seria lançada por terra. Ao longo da história da Igreja temos visto um período de apostasia da Igreja, a verdade bíblica foi abandonada,  e práticas pagãs foram introduzidas dentro da Igreja. Lemos em Deuteronomio 4:19 e 17:2, 3 que era um costume pagão a adoração aos astros.  Os pagãos adoravam o sol, a lua e as estrelas e assim tiravam a honra que pertence unicamente a Deus, o Criador, e a davam as criaturas. Deus nunca aprovou tal atitude. (Ver Romanos1:25). Quando o povo de Deus no deserto fez uma imagem de um bezerro de ouro e se prostrou e adorou a esta imagem, Deus condenou veementemente a tal adoração. Nenhuma criatura deve ser adorada. 
O sábado é o dia que Deus nos deu para que nele adorassemos a Ele. No deserto,  era este dia que o povo de Deus O adorava. Antes do Sinai, já sabiam os israelitas que o sábado era o dia de adoração conforme Êxodo 16.  Este era acompanhado do maná, o alimento celestial que Deus enviava diariamente para Israel no deserto, mas que na sexta vinha em dobro para que no sábado não precisasse ser colhido. Isto mostrava a santidade do sábado antes da lei ser escrita em tábuas de pedra. Na verdade, guardar o sábado é um sinal de que pertencemos a Deus e aceitamos a Sua Soberania. 
Jesus e Paulo guardavam o sábado (Lucas 4:16 e Atos 17:2) e há uma passagem muito significativa na Bíblia, onde Jesus chama a atenção daqueles que adoravam a Deus ensinando Doutrinas que eram preceitos de Homens. (Marcos 7: 6-8,:13)
Mas quem ordenou a mudança do dia de guarda do sábado para o domingo? 
Foi no dia 7 de março do ano 321 d.C que o então imperador Constantino decretou a guarda do domingo como dia santo, tanto para cristãos como para pagãos.  Como adorador do deus sol ele alegou ter se convertido ao cristianismo, só que isto foi de forma superficial. Na verdade Constantino nunca se converteu de fato, apenas fez uma jogada política.  Com sua suposta conversão Constantino foi aceito pela igreja cristã, ao mesmo tempo que não abandonou suas práticas pagãs e circulava tranquilo entre os pagãos. Para garantir que isto continuasse assim, ele convenceu os líderes da igreja cristã a tornar o domingo um dia de festa e santidade. As pessoas eram convocadas a iremva missa e a desculpa era que este dia era um dia de homenagem a Jesus por sua ressurreição. Ao mesmo tempo, os pagãos aceitavam este dia por ser o dia em que a milênios adoravam o sol como deus principal de seu panteão. No ano 364 d.C a igreja romana adotou oficialmente a observância do domingo. 
Mas a Bíblia não pode ser ignorada neste assunto.  Em Gênesis 2:1-3 lemos que o sábado foi instituído na criação para toda a humanidade pelo próprio Deus Criador. A pronunciação no monte Sinai foi apenas um chamado a lembrança daí o mandamento começar com as palavras "lembra-te". Não era algo novo, exclusivamente para os judeus,  era um mandamento que já existia muito tempo, como os demais mandamentos.  Na verdade a Lei de Deus é eterna como o próprio Deus, pois ela é o Seu caráter. 
A Bíblia diz que mais importante que obedecer a mandamentos de homens é obedecer a Deus. Eu escolho hoje obedecer a Deus e você?

Nenhum comentário: