22 de abril de 2016

Como nos Dias de Noé



" E, como foi nos dias de Noé, assim será também a vinda do Filho do homem." Mateus 24:37
A história de Noé é uma das mais significativas da Bíblia Sagrada. Tão importante que ao falar de sua segunda vinda o Nosso Senhor Jesus Cristo a mencionou. Jesus compara o estado do mundo por ocasião de Sua volta, ao estado do mundo da época de Noé. Para compreendermos o que acontecia
naqueles dias, precisamos recorrer ao texto sagrado.
Lemos esta história em Gênesis 6-9. Ali está escrito como que estava o mundo e como Noé foi diferente dos demais em seus dias.
"E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram." Gênesis 6:1,2. Aqui a Bíblia está falando dos descendentes de Sete (os filhos de Deus) e dos descendentes de Caim (as filhas dos homens). Os filhos de Sete a principio haviam se separado dos filhos de Caim. Enquanto os primeiros adoravam a Deus como o Criador e Soberano do Universo, os outros adoravam as criaturas e lhes prestavam culto, isto é, idolatria. Há aqui uma grande lição para o povo de Deus hoje: durante o tempo em que os adoradores de Deus se mantiveram separados do mundo eles mantiveram a sua fidelidade a Deus. No momento em que eles começaram a ligarem-se aos idólatras através do casamento, estes os levaram a idolatria e o consequente afastamento de Deus. Jesus disse em seu sermão profético de Mateus 24: "Porquanto, assim como, nos dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca," (38). Não é diferente hoje quando aqueles que professam fazer parte do povo de Deus une-se através da aliança matrimonial aos mundanos idólatras e quase sempre em sua totalidade acabam por apostatar de sua fé seguindo a idolatria do conjuge. Fica o alerta para você que é cristão e mantém um relacionamento de namoro com pessoas que não adoram ao Deus Verdadeiro.
Por conta disto, veja o que aconteceu ao mundo dos dias de Noé: "E viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente." Gênesis 6:5. A idolatria tomou conta do ser humano a tal ponto que a maldade dominou todos os seus pensamentos. De continuo o homem pensava e praticava o mal, "A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra."Gênesis 6:11,12
A violência chegou a tal ponto, que nada mais era respeitado e qualquer coisa que o homem queria o tomava pela violência. Diante de um quadro como este, Deus toma uma decisão: " Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra." Gn 6:13. Deus porém, não destruiu a Terra assim de uma hora para outra sem dá uma chance de salvação aos seus habitantes. Não, Deus tem como sua natureza o salvar. É o desejo de Deus salvar a todos (2 Pedro 3:9), e com o mundo antediluviano não foi diferente. Para isto, Deus proveu um meio pelo qual aqueles que quisessem poderiam ser salvos. Em meio a um mundo completamente corrompido Deus achou entre os homens daquela geração um homem que chamou de "homem justo e perfeito em suas gerações;"Gênesis 6:9.
A Bíblia narra assim a história de Noé: "Esta é a história da vida de Noé: Era o único que vivia com justiça e rectidão na terra naquele tempo. Conduzia a sua vida sempre de acordo com a vontade de Deus. E tinha três filhos: Sem, Cam e Jafete." Gênesis 6:9 (versão O Livro)
Noé era um homem diferente em seu dias, ele não vivia para agradar aos seus contemporaneos, mas para agradar a Deus. Sua vida era uma vida de constante comunhão com o Criador. Um exemplo para nós hoje. Se queremos ser achados em pé diante do Senhor Jesus quando Ele voltar, precisamos seguir o exemplo de Noé. "Noé andava com Deus" e isto fez a diferença em sua vida e se assim procedermos fará a diferença em nossa vida. 
E como podemos andar com Deus? Quero apresentar 3 dicas importantes a respeito deste assunto:

1ª) Faça da oração um estilo de vida
O cristão deve orar sempre, para o cristão a oração será para a alma o que o oxigênio é para o organismo humano: essencial.

2ª)  Leia e estude a Bíblia todos os dias
O estudo das Sagradas Escrituras deve ser diário na vida do cristão. É pelo ouvir a Palavra de Deus que vem a fé, e pela fé vem a graça. Somente pela graça é que somos salvos, portanto, o estudo da Bíblia diário é uma questão de salvação, de vida eterna.

3ª) Compartilhe com as outras pessoas o conhecimento da salvação
É apresentar aquelas pessoas que não conhecem a Jesus como Salvador, a mensagem de que em nenhum outro há salvação.

Se fizermos isto a cada dia estaremos andando com Deus, e como Noé "acharemos graça diante de Deus" Gn 6:8
Deus ordena a Noé que faça uma Arca, uma espécie de barco grande. Na verdade, as dimensões da Arca podem ser comparadas aos grandes navios de hoje. Tinha cerca de 135 metros de comprimento por 22 metros de largura e 13 metros de altura. Era dividido em 3 andares e tinha uma grande porta de entrada e uma pequena janela. O tempo para construção da Arca e que seria o tempo de graça que foi concedido ao planeta Terra é relatado desta forma: "Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos"Gênesis 6:3
Durante 120 anos Noé pregou que a terra seria destruída por um Diluvio de aguas. Mas, infelizmente ninguém, Exceto sua mulher, filhos e noras, aceitou a mensagem de Noé. Quando os 120 anos chegaram ao fim, Noé recebeu ordens de Deus para entrar na Arca com sua familia. Ante dissso porém a Biblia diz que os animais que foram salvos "Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé."Gn7:9. Podemos imaginar que cena fantástica foi ver aqueles animais vir em direção a Arca e entrarem nela sem que ninguém os conduzissem.Simplesmente obedeceram a ordem do Criador, enquanto aqueles que foram criados a imagem e semelhança de Deus não reconheciam Suas ordens e o desobedeciam.
Durante sete dias Noé e sua família foram provados dentro da Arca. Não houve durante este período uma gota de chuva, aliás até então desde a criação nunca havia chovido sobre a terra. Em meio a chacotas e zombarias Noé permaneceu firme, e do mesmo modo quando a porta da graça se fechar, e o povo de Deus espalhado por toda a Terra, fugitivos e errantes, outros presos em prisões e sendo maltratados suportarão as zombarias e ofensas de uma raça que se acha perdida e acha que tem o favor de Deus.
Ao sétimo dia, a Bíblia relata desta forma o que aconteceu:
"No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites."Gênesis 7:11,12
Durante a criação Deus separou as águas que ficaram embaixo dos Céus das que ficavam acima dos Céus. Estas águas que circulavam o globo terrestre desceram e juntaram-se as águas que estavam aqui na superficie da terra e também as que estavam debaixo da terra e cobriram toda a superficie da terra e até as mais altas montanhas. Foi uma catástrofe de dimensões mundiais. Nada sobreviveu, a não ser aqueles que estavam dentro da Arca.
Aquela Arca é um símbolo da igreja de Deus. Muitos hoje não gostam de estar dentro da igreja. Abandonam a companhia do irmãos e irmãs desobedecendo a clara orientação de Deus em Hebreus 10:25, que diz:"Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia." (NVI) 
Por pior que possa parecer a igreja, ela é o unico objeto na terra que recebe a suprema atenção de Deus. Assim como a Arca, com aqueles animais sujos e fedorentos, com Noé e seus filhos tendo que limpar suas fezes e urina todos os dias, não era o lugar mais agradável de se estar, mas para aquele momento era o melhor e único local seguro em que Noé e sua família poderiam estar, assim hoje a igreja é o único lugar seguro em que podemos nos encontrar. 
Querido leitor, não saia da Arca. Estamos vivendo dias em que a nossa fé será provada ao limite. Os eventos finais estão diante de nossos olhos e cada vez mais chegamos a conclusão de estamos vivendo como foi nos dias de Noé. Não desista agora, estamos perto do lar e deixo para finalizar o conselho de Jesus: " mas aquele que perseverar até o fim será salvo." Mateus 24:13

Nenhum comentário: