26 de janeiro de 2016

Anjos, ministros do Senhor

O poder de um anjo não pode ser subestimado, anjos são seres poderosos que, para o bem ou para o mal, atuam na vida dos seres humanos. A Bíblia faz menção a atividade destes seres  extraordinários. No livro de Jo capitulo um temos a informação de que desde a criação do homem os anjos já estavam aqui conosco,  "quando as estrelas da alva juntos se rejubilavam..." Em Gênesis 3 está escrito que foi um anjo que havia se afastado de Deus,  que usando uma serpente como interlocurora,  enganou a mulher Eva e trouxe o pecado para nosso planeta. Portanto, desde o começo de nosso mundo os anjos tem atuado nesse pequenino planeta para o bem ou para o mal da humanitária.
Logo depois da queda do homem,  Gênesis 3 relata que dois querubins, uma categoria de anjos,  foram postos em frente ao Jardim do Éden, para impedir o acesso do ser humano a árvore especial que lá tinha e que era chamada de Árvore da Vida. Na história dos patriarcas, podemos ver a participação destes majestosos seres. A Abraão quando da destruição de Sodoma e Gomos rapadura. A Jacob em uma escada que subia da terra ao Céu, pela qual subiam e deciam anjos de Deus. Foi um anjo, chamado de anjos destruidor, que matou todos os primogênitos na terra do Egito. Anjos derrubaram as muralhas de Jericó no tempo de Josué. Na época dos reis também podemos ver os anjos em ação. Um dos episódios mais incríveis é no reinado de Ezequias rei de Judá,  quando Senaqueribe , rei da Assíria,  cercou Jerusalém e em aberto desafio, menosprezou o Deus de Israel,  em resposta a este desafio um anjo do Senhor,  entrou no arraial dos Assírios e matou à cento e vinte mil soldados. No cativeiro babilônico,  foi um anjo que fechou a boca dos leões, e assim poupou a vida do profeta Daniel.
No Novo Testamento,  é Gabriel, o anjo que assiste diante do trono de Deus, que anuncia tanto o nascimento do profeta João Batista,  quanto do Senhor e Salvador Jesus Cristo. Foi também um anjo que avisou em sonho a José que ele deveria fugir com Maria e o bebê Jesus, para escapar da fúria do rei Herodes. Pedro, o apóstolo,  foi libertado da prisão, através da ação de um anjo . Felipe foi levado por um anjo até o eunuco etíope. Podemos ver portanto, que os anjos de Deus cuidam de Seus filhos, guardam e protegem aqueles que hão de herdar a salvação, como diz o autor de Hebreus.  O salmista diz que, "o anjo do Senhor acampa ao redor dos que O temem e os livra." Hoje, não é diferente. Deus continua a enviar Seus anjos para guardar e proteger os Seus servos na jornada para os Céus.

Nenhum comentário: