Simplesmente defendemos nossa segurança', disse o presidente turco.
Um piloto morreu após derrubada de caça na fronteira com a Síria.
A Turquia deseja evitar uma "escalada" com a Rússia, apesar de ter derrubado na terça-feira (24) um jato russo perto da fronteira com a Síria, afirmou o presidente Recep Tayyip Erdogan. Ao mesmo tempo, o ministro russo das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, assegurou que seu país não deseja uma guerra contra a Turquia
"Não temos a menor intenção de provocar uma escalada depois deste assunto", declarou Erdogan em um fórum de países muçulmanos em Istambul.
"Simplesmente defendemos nossa segurança e o direito de nossa população", completou Erdogan, em referência ao incidente, no qual Ancara acusou o avião russo de ter violado seu espaço aéreo.
"Não planejamos ir a uma guerra com a Turquia. Nossa atitude em relação ao povo turco não mudou", afirmou Lavrov à imprensa, depois de conversar com seu colega turco, Mevlut Cavusoglu. "Mas Moscou vai reavaliar seriamente sua relação bilateral", enfatizou.
O ministro disse ainda que a decisão de abater o caça russo mais pareceu "uma provocação planejada por Ancara".
"Temos sérias dúvidas de que se trate de um ato espontâneo, parece mais uma provocação planejada", acrescentou.
O avião russo derrubado na terça-feira caiu no extremo noroeste da Síria, ao norte de Latakia, cenário há vários dias de combates entre o exército sírio, apoiado pela aviação russa, e grupos rebeldes, entre eles os da minoria de língua turca da Síria.
Justificativas
Erdogan justificou novamente a derrubada do Su-24 russo, que recebeu, segundo ele, 10 advertências em cinco minutos para que se afastasse da fronteira.
Erdogan justificou novamente a derrubada do Su-24 russo, que recebeu, segundo ele, 10 advertências em cinco minutos para que se afastasse da fronteira.
Também afirmou que ao abrir fogo, as forças turcas ignoravam a nacionalidade do avião.
"Fomos informados da presença de um avião de nacionalidade desconhecida", disse o chefe de Estado turco.
Erdogan voltou a denunciar a intervenção militar da Rússia em defesa do presidente sírio Bashar al-Assad, do qual pede a renúncia com uma condição para solucionar o conflito na Síria.
"Ninguém deve se enganar. Eles (os russos) dizem que pretendem atacar o Daesh (acrônimo árabe do grupo Estado Islâmico), mas nesta área não há Daesh nesta área. Eles atingiram os turcomanos de Bayirbucak", disse Erdogan.
Erdogan afirmou ainda que dois cidadãos turcos ficaram feridos com a queda dos destroços do avião russo
Fonte: G1
Mateus 2414: Uma das profecias de Jesus é que pouco antes de Sua segunda vinda ouviríamos falar de guerras e rumores de guerras. São inúmeras as guerras ao redor do mundo hoje e a cada dia vemos mais nações se envolverem em guerras, uma ameaçando a outra. Não há dúvidas! Em breve nossa grande esperança deve se cumprir. Maranata!
Nenhum comentário:
Postar um comentário