29 de novembro de 2015

A VISÃO DAS TARDES E MANHÃS EXPLICADA ATRAVÉS PERGUNTAS E RESPOSTAS


Temos uma certeza matemática !
Texto: Daniel 8:14
Introdução
O Livro de Daniel é um Cenário Profético que precisa ser contemplado
pelos filhos Deus que acalentam no coração Bendita Esperança ,para
que se situem no tempo ,no que diz respeito a sua compreensão dos
Eventos Finais.
Uma das Profecias mais significativas deste
Livro é a Visão das Tardes
e Manhãs. Muitos costumam chamá-la de Certeza Matemática da Fé e
buscar compreendê-la resultará em fortalecimento da nossa Certeza na
Maravilhosa Promessa de Cristo de que logo voltará e na compreensão
do Seu Maravilhoso Plano Salvífico nesta Solene Hora da Proclamação
do Evangelho Eterno.
No contexto ,o alvo da Ponta Pequena é o Santuário Celestial e Seu povo.O
que o futuro reserva para eles?
Esta profecia é uma resposta a pergunta feita pelo anjo- Até quando? Dan.8:13.
Até quando a Verdade lançada por terra pela Abominável Ponta Pequena estaria
lançada por terra? Nosso Texto principal responde a pergunta- Dan.8:14

(1) Que foi dito ao profeta Daniel no capítulo 8 a respeito da Visão das Tardes
e manhãs?
R- Daniel 8:26e27
(2) No ínicio de sua oração intercessória pelo seu povo ,quem foi enviado
por Deus ao profeta com uma solene Mensagem?
R- Daniel 9:20 e 21.
(3) Que consoladoras palavras ditas ao profeta revelam um Deus infinitamente Bom e Seu amorável cuidado com os Seus filhos?
R- Dan. 9:23
(4) A que Visão se referia Gabriel que foi enviado por Deus para revelar?
R- Dan. 8:14,26e27
Embora a palavra "Visão" (chazon)refira-se a toda a Profecia de Daniel 8,outra palavra,
mareh ,traduzida como "visão",aponta especificamente para Visão[ mareh] das tardes e manhãs.
(5) Mas antes de abrirmos a cortina deste Maravilhoso Cenário Profético,
o que precisamos entender a respeito do Tempo Profético ?
Ezequiel 4:6e 7 /Números 14:34
Uma tarde e manhã =>1 dia
No tempo profético =>1dia =>1 ano
Logo 2.300 tardes e manhãs=>2.300dias=>2.300anos
(6) Ao explicar ao profeta este significativo período profético,o anjo Gabriel
inicia respondendo duas perguntas fundamentais?
R- Daniel 9:24 e 25
* COMO ?
* QUANDO ?
(7) COMO? Como se inicia este significativo período profético?
R- Daniel 9:24
* Com um Tempo de Graça para o Povo Judeu de 70 Semanas
Aplicando o princípio profético dia-ano teremos:
1 Semana Profética => 7 anos
70 Semanas Proféticas== 70 X 7=>490 anos Maravilhosa Matemática do Perdão!
70 x 7 - Teria Cristo em Sua resposta a Pedro acerca do perdão feito referência
a esta profecia? Vale refletir !
O chamado de Deus a Abraão para que fosse pai de uma grande nação e através
desta o mundo seria iluminado com o Conhecimento do Verdadeiro Deus e
preparado para a primeira vinda do Messias,marcou o início da história do povo
judeu. Mas Israel falhou nesta missão.Nem mesmo a experiência dos cativeiros Egípicio e Babilônico os fez refletir nas implicações eternas do solene chamado e quando o esperado e proclamado Messias se manifestou ,estes não o reconheceram. As setenta semanas revelam este tempo de Graça concedido ao povo judeu.
(8) QUANDO?
Quando teria início o mais longo período profético( As 2.300 Tardes e Manhãs) ?
R- Daniel 9:25
Desde a saída da ordem para restaurar e edificar Jerusalém
* Segundo a Bíblia => No Sétimo ano do reinado do rei Artaxerxes. Esdras 7:7e8
* Segundo os mais criteriosos historiadores sacros=> 457a.C
Pelo que se percebe até aqui ,ele dividiu este longo período profético em dois momentos.O primeiro compreende as 70 semanas proféticas que estudaremos inicialmente.
(9) Que acontecimentos teriam lugar dentro deste primeiro significativo Momento Profético dos 2.300 anos?
R- Daniel 9:25-27
* A restauração e edificação de Jeruzalém pelo Decreto do rei Artaxerxes
457 - 408 A.C ..."sete semanas e"...
O decreto de Artarxerxes foi emitido em 457 A.C no 7º ano de seu reinado (Esdras 7:1-28) e foi posto em execução no outono deste
ano. Este decreto foi o primeiro a dar ao estado Judeu a autonomia completa.
* O aparecimento público do Messias depois das 62 semanas proféticas
.."até ao Ungido( Messias) ,sete semanas e sessenta e duas semanas"...
*457a.C ....sete semanas......408a.C.....sessenta e duas semanas.....27d.C*
Tomando como ponto de partida a saída da ordem para restaurar
e edificar Jeruzalém consolidada pelo Decreto de Artaxerxes em 457a.C,contando retrospectivamente chegaremos ao ano 27d.C*- o ano do Seu aparecimento público .
No relato de Lucas este aparecimento marcado pelo Seu batismo ,teve lugar no Décimo
quinto ano do reinado de Tibério César ( Lucas 3:1,21 e 22).
Segundo os mais criteriosos historiadores ,o décimo quinto ano do reinado do rei Tibério
César deu-se exatamente no ano 27 d.C. Incrível precisão histórica e profética !
* A Aliança do Messias de 1 SEMANA PROFÉTICA a partir do ano 27 d.C
27d.C ----------------------------------------34 d.C
* A Morte do Messias na metade da SEMANA PROFÉTICA -ano 31 d.C
27d.C ........................31d.C...........................34d.C
..." e o véu do Santuário rasgou-se do alto a baixo"- Mateus 27:50e51
(10)A profecia apontava ainda para o momento quando,dentro das 70 semanas,seria ungido o santo dos santos(Dan.9:24) .Seria uma referência profética ao dia da expiação?
Resposta - Hb.10:19 e 20
Muitos teólogos afirmam que Jesus entrara no santíssimo já no ano 31 d.C, data de sua morte expiatória. Afirmam também que Jesus já ressuscitou como sumo-sacerdote, quando foi recebido no céu, assim, o fato de Hebreus nos dizer que entrou no santíssimo, ele então havia feito o dia da expiação, tendo em vista que quando o sumo-sacerdote entrava no santíssimo é porque era este dia. Todos os teólogos estão certos quando afirmam que no ano 31 d.C Cristo entrou no santíssimo e quando ressuscitou, ressuscitou como sumo-sacerdote, mas estão errados quando dizem ter começado o dia da expiação.
Ronaldo Marra (@ronaldomarra)
Para compreender esta questão voltemos à profecia:
Na metade da semana o Messias faria cessar os sacrifícios e ofertas de manjares .Profecia cumprida no ano 31d.C com a Sua morte. Ao ascender ao Céu ,Ele ungiu ( consagrou, inaugurou) o Verdadeiro Santuário . A Profecia é clara Ungir( consagrar )e não Expiar (Daniel 9:24)
Segundo o autor de Hb 10:19-20 , Jesus entrou no Santo dos santos para "consagrar" o Santuário.
Na VRA ,todas as vezes que aparece tá hágia,se traduz "santuário" ,exceto em Hb.9:3,onde se traduz "lugar santíssimo" .
A Bíblia de Jeruzalém traduz tá hágia (Heb.10:19)como "santuário"
No grego é "egkainidzo",que primeiramente significa "renovar",embora também fosse usada no sentido de "inaugurar","dedicar"alguma coisa ,iniciar algo quanto ao seu funcionamento e validade. Russell Norman Champlin,Ph.D,O NOVO TESTAMENTO INTERPRETADO.
À luz destes respeitáveis argumentos ,cremos que Cristo entrando no Santuário Celestial , seja o cumprimento de Dn 9:24, onde deveria “ungir o santo dos santos”. Antes do ano 34 o santíssimo deveria ser ungido (inaugurado,consagrado)Hebreus fala deste cumprimento. A Purificação( expiação)estava ainda no futuro( no final dos 2.300anos).
* O Apedrejamento de Estêvão ,primeiro mártir cristão ,no ano 34 d.C,assinalando assim o final do Primeiro Momento Profético,as 70 Semanas.
(11) Já haviam decorridos 70 Semanas PROFÉTICAS(490 anos).Considerando-se que o longo período profético era de 2.300 anos ,quanto tempo ainda restava para o cumprimento da visão profética ?
R- 2.300 anos- 490 anos=1810 anos
(12) Tomando como ponto de partida o ano 34( final das 70 semanas) chegaremos ao ano (34 d.C + 1810 anos = 1844 d.C)

(13) Segundo revelado pelo anjo ao outro anjo que acontecimento teria lugar no
final desse período?
R- Daniel 8:14 ... "o Santuário será purificado".
* 457a.C.........408a.C.............................27d.C......31d.C ......34d.C.........................1844d.C.
(14)A luz destes fatos,que pergunta certamente estará sendo feita desta declaração do
anjo?
R- Que Santuário ?
NB: O Santuário Terrestre vigorou tipológica ou simbolicamente até a Cruz e historicamente até o ano 70 d.C ,quando o Gal. Tito Vespaziano destruiu Jeruzalém e o Templo.
(15)Fundamentados numa equivocada compreensão a respeito da purificação do Santuário, a que conclusão chegaram os crentes do Movimento Milerita no início do Século IX?
R- Que a profecia estava apontando para a futura purificação da Terra e da Igreja na Volta
de Cristo .
(16) Estaria o anjo,então em face destes fatos ,se referindo a purificação da Terra e da Igreja por ocasião da Volta de Cristo ?
R- Três significativos textos bíblicos poderão nos ajudar nesta busca.Leiamos
Êxodo 25:40 ; Heb.8:5 e Apoc 11:19
(17) Em que outra parte do Livro Sagrado encontramos significativas revelações a
respeito de um Santuário no Céu.?
R- No livro de Hebreus 8:1e2; 9:24
(18) No que resultou a equivocada compreensão a respeito do Santuário,mais ou menos na
metade do Século XIX?
R- Numa Amarga Decepção ocorrida em 22/10/1844.
NB :Por volta de 1840, muitos pregadores pelo mundo estavam proclamando que Jesus estava para voltar. O pesquisador Le Roy Edwin Froom indica que entre esses pregadores, de várias denominações cristãs, havia brancos, negros, mulheres e até mesmo crianças. Houve uma garota do campo na Europa que atraiu de três a quatro mil pessoas ao pregar sobre o fim do mundo. Grande foi o impacto que ela exerceu na vida de muitos.
Nos Estados Unidos, foi a pregação e os escritos de Guilherme Miller, um fazendeiro que se tornou pregador, que despertou a paixão tanto de crentes quando de descrentes. Miller e seus associados proclamavam a seguinte mensagem: “Assim como o primeiro advento de Jesus Cristo foi predito em Daniel 9, Seu segundo advento é identificado em Daniel 8:14. Visto que a terra deve ser o ‘santuário’ a ser ‘purificado’, isso vai acontecer por meio do fogo quando Jesus voltar. Começando com 457 a.C., a profecia dos 2300 dias/anos de Daniel 8:14 culminará ao redor de 1843-1844. Jesus virá outra vez por volta desse tempo. Portanto, prepare-se para encontrá-Lo! Sua volta será um evento literal e visível que precederá o milênio.” Essa era a essência da proclamação milerita.
Vinte e dois de outubro de 1844 foi finalmente estabelecido como o dia em que a profecia terminaria. Aquele era o dia em que a terra seria purificada pelo retorno de Jesus. Milhares de mileritas, vários milhares, aguardaram pacientemente, fervorosamente, até que o dia chegou. Então eles esperaram o dia inteiro, mas Jesus não veio, deixando-os profundamente desapontados. Eles foram forçados a admitir que alguma coisa havia saído errado.
Uns poucos dentre os desapontados estudaram as Escrituras ainda com mais fervor. Não demorou para que aprendessem que embora a data de 22 de outubro de 1844 estivesse correta, o evento estava errado. Esses crentes entenderam que o santuário a ser purificado não estava na terra, mas no céu. Jesus havia entrado no santo dos santos do santuário celestial para dar início a Sua obra de julgamento. Como Ellen White mais tarde declarou: “O assunto do santuário foi a chave que desvendou o mistério do desapontamento de 1844.”
Centro White de Pesquisas- A Data 22 de Outubro.Ron du Preez
(19) Na Visão do Anjo que descia do Céu com um Livrinho aberto na mão,o que
foi dito ao profeta decepcionado com o amargor do Livrinho doce em seu estômago?
R- Apoc.10- Que deveria profetizar ainda a respeito de muitos povos,nações,línguas
e reis.(10:11)
O Desapontamento de 22 de Outubro de 1844 cumpriu esta Profecia.
(20) O dia seguinte de 22 de Outubro de 1822,foi um dia de amarga Decepção no
Cristianismo,mas esta não foi a primeira.Quando se deu a primeira?
R-Lucas 24:13-35 - Após a Cruz
(21) Da Decepção da Cruz surgiu a Igreja Apostólica.E da Decepção de 22de Outubro de
1844 A.D?
R - Apoc .12:14,6 e 17 e Apoc .14:6-12 - A Igreja Remanescente
(22) Que foi dito a João pelo Anjo em pé sobre o mar e sobre a terra?
R- Apoc.10:6- Já não haverá demora!
(23) Qual era o verdadeiro significado do acontecimento apontado pela Profecia dos 2.300anos ?
R- Apoc. 14:6 e 7 -Que a purificação do santuário apontada pela Profecia revelava a chegada da hora do Juízo no Santuário Celestial ( o Dia da Expiação Escatológico) e não à Volta de Cristo à Terra .
(24) O que revela o autor de Hebreus sobre a obra de Cristo após Sua ascensão e o que está fazendo agora?
Resposta- Heb. 8:1 e2/Heb.9:24
"Da tipologia do Santuário Terrestre ,podemos compreender o ministério de Cristo em duas fases:
A primeira fase,prefigurada pelo ministério diário do Santuário Terrestre ( Lev. 1-5),foi a obra de Cristo para perdão de pecados .Esta fase durou deSua ascensão (31 a.D) até o fim das 2.300 tardes e manhãs (22/10/1844)
A segunda fase,prefigurada pelo ministério anual do dia da expiação do santuário terrestre (Lev.16:;23:26-32),é Sua obra expiatória de apagar pecados .Esta fase iniciou-se em 22/10 /1844(final dos 2.300 dias) e vai até Sua segunda vinda."
Conclusão
No Santuário Terrestre o Dia da Purificação era um dia de Juízo e Perdão para o povo de Deus.Assim também no Santuário Celestial,a Purificação do Santuário refere-se a um Tempo de Juízo e Perdão para o Povo de Deus.Neste tempo está sendo pregado o Evangelho Eterno convidando os moradores da terra para adorar o Verdadeiro Deus-O Criador do Céu e da Terra.
No dia seguinte a 22 de Outubro de 1844,foi contemplado por um fazendeiro ,chamado
Iran Edson ,no caminho de um milharal ,a Visão do Santuário,onde Cristo entrava no lugar
Santíssimo do Santuário Celestial. A partir dali ,os crentes decepcionados retornaram
as Escrituras para ver onde tinham errado e como resultado não somente brilhou
a luz da Verdade do Santuário ,mas também se descortinou para crentes que acalentavam
a Bendita Esperança daquela mensagem doce como o mel ,outras verdades lançadas por
Terra pela Ponta Pequena .Era o Triunfo do Evangelho Eterno - Apocalipse 14:6 e 7.
Desde 1844 estamos na hora do Juízo para o povo de Deus como nos dias do Santuário
terrestre. Não haverá uma terceira decepção religiosa.Ao profeta de Pátimos foi dito:
Não Haverá mais demora !
Um estudo preparado pelo Joe Luiz de Barros Nascimento
Pastor Jubilado

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